Financiamento Coletivo de Projetos

 O Financiamento coletivo - ou crowdfunding -  consiste na arrecadação de recursos financeiros  para a realização de projetos – geralmente pessoas físicas apoiam essas iniciativas. Usualmente esses projetos são realizados via internet e oferecem aos financiadores recompensas proporcionais ao valor do incentivo concedido. As recompensas são exemplares de livros autografados, a inserção do nome do financiador no produto final – seja ele um disco, um livro, um filme (nos créditos finais), entre outras que sua criatividade e sua sensibilidade indicarão. Afinal, o público é seu, ninguém melhor que você para saber o que os encantaria, se um poema exclusivo, uma serenata ou o convite para a vernissage. Para fazer uma campanha eficaz, que garanta a arrecadação necessária para a  realização do projeto, elabore um bom material de divulgação com um vídeo explicativo muito bem produzido, cativante e que não ultrapasse quatro minutos, de preferência. Elabore o release da proposta, boas imagens ilustrativas, além de divulgar as premiações e brindes criativos. Cative seu público. Venda seu peixe. Ou seria vaquinha?

Qual a cara de seu projeto?

 Antes de lançar sua campanha de financiamento coletivo é preciso definir seu público, saber quem toparia entrar nessa empreitada com você além de seus amigos e amores. Uma vez o público definido fica mais fácil pensar em recompensas, formas de divulgação, linguagem.  Faça o mapeamento de suas redes e círculos de influência e proponha parceria em seu projeto em forma de apoio financeiro, ofereça como contrapartida a divulgação da empresa apoiadora em seus produtos, itens para sorteio, entre outros.

 

Quanto custa o seu projeto?

O valor é inestimável, por isso o preço deve estar a sua altura e na ponta do lápis. Para definir a sua meta, isto é, o valor total de seu projeto, é imprescindível a elaboração de uma planilha orçamentária detalhando todos os gastos que você terá com o projeto desde pagamento de cachês, impressão, distribuição, equipe de produção. Uma vez feita essa pesquisa minuciosa, é hora de somar todos os itens, prestar atenção nas taxas e impostos (caso haja) que devem ser inseridos no valor final de seu projeto.

 

Início da campanha

Com sua meta devidamente definida, é hora de passar o chapéu virtual, lançar a sua campanha, seja no Catarse ou outra plataforma de crowdfunding de sua escolha. É importante manter sua campanha aquecida, em movimento, por isso o indicado é fazer campanhas de um a dois meses no máximo. E contar com a colaboração de suas redes, impulsionamentos em redes sociais, malas-direta virtual e toda forma de divulgação possível. Faça uma página do projeto no Facebook (ou rede social de sua preferência) e lá publique fotos das recompensas, textos sobre o projeto, entrevistas com os apoiadores, o vídeo promocional do projeto, entre outras formas de instigar esse público a apoiar o seu projeto.

Após conseguir o recurso, é hora de colocar seu projeto na rua segundo o lindo cronograma que você elaborou para seu projeto. Caso não o tenha, volte três casas no tabuleiro da produção cultural. Organização, prazos e valores reais do mercado são imprescindíveis para a sustentável execução de seu projeto. Ao finalizar o projeto não se esqueça de agradecer aos seus apoiadores,  com um cartão virtual que seja. Esse gesto fofo e elegante chama-se Pós-campanha, ou, o primeiro passo para cativar esse público para a  sua próxima campanha.

 

Texto de Marina Mara, do livro Profissão Poeta, 2016.

 

 

 

 

Comentários   

0 #1 Fred 25-05-2017 13:40
Prezada Marina,
Sou francês, mas morei durante 4 anos no Brasil (Floripa).
Sou poeta e tradutor. Já estou editado em francês (na França). Estou ainda com 4 livros de poesia (em brasileiro) e 2 livros bilíngues (francês/brasileiro) que quero editar no Brasil. O problema bleus simples é que voltei para França e que daqui é um pouco complicado contatar editoras para esse tipo de projeto.
Bem, você acha que pode ajudar-me? Acha que o crowdfunding funcionária?
Muito obrigado.
Um abraço da França.
Fred
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