Mapeamento de Escritoras Negras da Bahia

A Bahia sempre foi tradição em qualidade literária e artística, porém, como no resto o país, as mulheres negras são as que menos têm visibilidade. Pensando nessa questão foi feito o mapeamento das escritoras negras da Bahia pela pesquisadora Calila das Mercês e o resultado pode ser conferido nesse link: http://escritorasnegras.com.br. Todas as escritoras do projeto estão cadastradas no PoemApp - O Mapa da Poesia do Brasil!

 

SOBRE O PROJETO

Esse projeto parte de uma pergunta crítica: no contexto baiano, quando você pensa em um escritor contemporâneo, você saberia rapidamente pensar em alguma escritora enquanto representante? Alguma escritora negra? O projeto deseja que que esta resposta torne-se ou amplie-se positivamente. Fala-se todo tempo de igualdade de gênero, de inserção da mulher no mercado de trabalho, em equidade de reconhecimento e respeito, mas na prática, as mulheres negras ainda encontram-se à margem do sistema.
Com o objetivo principal de registrar a memória e catalogar as escritoras baianas negras da contemporaneidade, o site vai fomentar a rede de produção literária da Bahia e multiplicar o conhecimento dos resultados alcançados.

O Escritoras Negras da Bahia fortalece mulheres que contam suas histórias, por meio da literatura oral ou escrita. Poetas, contistas, romancistas, cordelistas, que com frequência são violentadas simbolicamente, uma vez que raras são reconhecidas pelo seu trabalho artístico. Com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia, o projeto realiza pesquisa e catalogação das escritoras negras baianas contemporâneas e disponibiliza os perfis e produções das artistas literárias de forma contínua. A pesquisa será desenvolvida em todos os territórios de identidade da Bahia.

 

Poeta da foto: Lidiane Ferreira

Fonte: http://escritorasnegras.com.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar